Porque o Ego é um Problema na Caridade?

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

 

O ego é um problema nessa condição porque ele nos remete a nós mesmos, quando na verdade a caridade é para irmos em direção ao outro, e quando fazemos os bons atos pelo bem do outro, aí então evoluímos espiritualmente.
Quando a pessoa faz a caridade por vaidade, orgulho ou arrogância, o que acontece é que ela está centrada em sua grandiosidade, e no desejo de admiração dos outros.
Não é uma boa energia a vaidade ou o orgulho, é importante abandonarmos isso, e a melhor maneira de faze-lo é tomar consciência de fazermos a caridade pelo nosso ego.
Existem locais espirituais onde existem muitas disputas de ego, então nesse local não está ocorrendo o que é para ocorrer, que é a evolução de todos.
É muito bom quando em um local as pessoas estão em ligação em suas metas de evolução, elas têm algo em comum, e buscam a mesma coisa, e precisam dominar seus egos, não deixa-los ir para a atuação espiritual, pois quando você busca a grandiosidade, o que acontece, é que diminui o outro, e ele se sente inferiorizado, e pode querer competir com tu.
Driblar o ego é o caminho para nossa alma e nosso coração se manifestarem em nosso comportamento, o que é muito bom.
Na busca da evolução, muitos buscas a Ascenão, o Nirvana, a iluminação e etc. que é um estado da mente permanente e muito feliz, sentindo sempre coisas boas que nos deixam bem. É uma busca muito boa, cujo orgulho, vaidade e arrogância atrapalham demais.
A iluminação é um foco, uma meta, e para atingi-la é importantíssimo não nos deixarmos levar pelo ego, e quando atingimos nosso objetivo, essa realização espiritual, o que acontece é que o ego se torna sem graça.
O iluminado não destrói o próprio ego, mas se desprende dele em muitos aspectos, mas ainda existe algum ego nele, mas que já é mais desprendido também, então é mais fácil se libertar do orgulho, vaidade e etc.
Muitas pessoas sentem forte atração pelo ego, e o desejam as realizações dele, como ser venerado, ou quando o sonho não é tão grandioso, que é ser admirado, tudo isso é estar voltado para si mesmo, e com isso se esquece ou menospreza quem deveríamos estar focados, que é fazer o bem do outro, o amor, a generosidade, a empatia, a bondade e etc. 
Quando fazemos o bem por nós mesmos, não estamos focados na coisa certa, então dificilmente acontece a evolução espiritual.
Evolução espiritual é expandir a consciência e o amor.
Muita gente não sabe o que é o amor que a iluminação traz, então vamos simplificar, que é imaginar a melhor coisa que você já sentiu, e sentir isso o tempo todo.
A busca da iluminação é maravilhosa.
E na caridade intencionada nos outros é o que nos aproxima da iluminação cada vez mais.
O Cristianismo recomenda muito o bem, o amor, o Budismo o pratica ensinando a evitar de fazer o mal e fazer o bem, além da meditação e atenção plena.
A Umbanda é centrada no amor e na caridade, onde sua atuação espiritual é atender consulentes, ajuda-los a evoluir com conversa e recebimento de energias elevadas.
O Confucionismo recomenda o bem em regras sociais da comunidade, o Taoísmo recomenda ajudarmos os outros, não abandonar a sociedade e ir viver no mato ou em comunidades afastadas.
Fiquem com luz
Seres de luz
Marcelinho

 

Alguns Destaques: